BANDA BLACK RIO LEGADO 40 ANOS

A Banda Black Rio comemora 40 anos de existência em grande estilo. Para celebrar esse momento histórico, uma série de apresentações tem se seguido nos principais palcos do pais e do mundo, com a participação de alguns dos principais músicos responsáveis pela constituição desse legado: Uma usina sonora, sem precedentes, que não apenas revolucionou a musica instrumental brasileira mas influenciou artistas de todo o planeta.

No repertório dessa memória viva, a fusão dos ritmos nacionais com o jazz e soul norte-americanos que teve início no disco de estreia Maria Fumaça (1977).

Formada na sua base por grandes instrumentistas, músicos negros oriundos da zona norte (região proletária) do Rio de Janeiro, a Banda Black Rio estabeleceu de imediato um conceito único na combinação original do samba carioca com os grooves do funk estadunidense. Com arranjos inovadores para metais e uma poderosa base rítmica, esses mestres conceberam uma mistura harmônica que se mantém forte e atualissima há mais de quatro décadas.

 Depois de "Maria Fumaça", seguiram os álbuns "Gafieira Universal" (1978) e "Saci Pererê" (1979/80), considerados um marco da musica brasileira contemporânea. Desde então, a Banda Black Rio tem servido como referência para artistas internacionais como Jamiroquai, MosDef e banda Incógnito, que têm gravado e transformado as suas músicas.

Ao longo dos anos, a Banda Black Rio teve várias formações sempre com músicos de extrema competência e grande estatura no universo instrumental brasileiro que mantiveram rigorosamente a filosofia artística do grupo. A partir dos anos 2000, renovada e capitaniada pelo atual líder, o pianista William Magalhães (filho de Oberdan Magalhães, um de seus fundadores), o projeto viveu uma espécie de renascimento ao lançar o CD “Movimento”, seguido em 2002 por “Rebirth”, pelo selo britânico Mr. Bongo e uma série de apresentações tanto aqui como na Europa, em clubes como Ronie Scott (England), New Morning (France) e Blue Note de Milão.

Em 2011, apresentou o álbum, “Super Nova Samba Funk”, lançado no exterior pelo selo inglês FarOut Recordings. O CD continua a saga musical da banda, ao unificar a música negra através de vários ritmos, desta vez adicionando ao jazz/funk/samba referências mais atuais como o hip-hop e o rap, congregando os estilos, artistas desses generos e de diversas gerações.

 Além do tecladista William Magalhães, o time conta com a participação de Jorjão Barreto (teclados), Jamil Joanes (Baixo), Cristovão Bastos (teclados), Thiago Silva (bateria) e dos músicos Jadiel Araújo (vocal), Edmon Costa (vocal), André Vasconcellos (contra-baixo), Isaac Negrene (guitarra), Daniel Conceição (bateria), Nilson Batata (percussão), Gesiel Nascimento (trumpete), Sergio de Jesus (trombone) e Rodrigo Revelles (saxofone e flauta).

 Atualmente, William Magalhães se prepara para lançar o novissimo disco de carreira da banda "O Som das Américas", com participações de grandes nomes da musica brasileira, entre eles Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elza Soares, Seu Jorge, Cezar Camargo Mariano, Chico Cesar e ainda a presença da cantora internacional Hayde Vogel.

BANDA BLACK RIO

BIO

A Banda Black Rio é uma referência da musica negra brasileira  no mundo. Em seu primeiro disco, "Maria Fumaça" (1976 - Warner Music), nasceu o gênero musical reconhecido como sambajazz ou sambafunk, uma fusão da música brasileira com o jazz e soul estadunidense. Formada em sua base por grandes músicos negros oriundos dos bairros da periferia do Rio de Janeiro, a Banda Black Rio imediatamente estabeleceu um conceito único pela combinação original de samba e grooves de funk americano. Com arranjos inovadores para metais e uma poderosa base rítmica, esses mestres projetaram uma mistura harmoniosa que permanece forte e atual por mais de quatro décadas. Desde então, a banda Black Rio tem sido uma ótima referência para artistas internacionais como Jamiroquai, MosDef e Incognito e inumeras bandas que surgiram na cena do acid jazz londrino, que gravaram ou foram influenciados por suas musicas. Ao longo dos anos, a banda teve diversas formações, sempre com músicos de extrema competência e grande dimensão no universo instrumental brasileiro e que mativeram rigorosamente sua filosofia artística. Atualmente, o líder da banda William Magalhães (filho de Oberdan Magalhães, um dos fundadores desse projeto) apresenta o mais novo o álbum da banda "O Som das Américas", com participação de grandes nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elza Soares, Cesar Camargo Mariano, Chico Cesar  e da cantora intermacional Heyde Vogel.